Municípios do Sudoeste e Oeste

quarta, 21 de agosto de 2019

Aderem a uma certificação de políticas públicas para idosos

Dezesseis cidades do Sudoeste e mais duas do Oeste irão participar do processo de certificação do programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, do Ministério da Cidadania. A adesão foi oficializada na Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná), durante seminário que reuniu representantes dos municípios para palestras de capacitação sobre o programa.


Durante todo o dia, técnicos e gestores das áreas de Assistência Social e Saúde receberam orientações e participaram de debates ligados a ações de melhoria da qualidade de vida da população idosa. O evento foi promovido pelo mandato da deputada federal Leandre Dal Ponte (PV), Secretaria Especial de Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania e pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Estado, em parceria com a Amsop.


A certificação contempla a avaliação de oito eixos, como transporte e inclusão social. Conforme os municípios forem implementando ações neste sentido, vão elevando a certificação, que possui cinco diferentes etapas e é reconhecida internacionalmente por seguir critérios da OMS/Opas (Organização Mundial da Saúde e Organização Pan-americana da Saúde).


A implementação da certificação também terá a parceria de entidades como o Rotary e Lions e da UTFPR, que fará a qualificação dos profissionais e irá gerenciar um diagnóstico da população idosa de cada cidade. A pesquisa será o ponto de partida para as políticas públicas.

Sudoeste se destaca
O presidente da Amsop e prefeito de Saudade do Iguaçu, Mauro Cenci (PV), atentou para a necessidade de os municípios se adequarem às necessidades dos idosos. “Pensar as nossas cidades e fomentar atividades que melhorem essa etapa da vida é um debate que vem ganhando força em nossa região e algo cada vez mais presente entre os gestores”, destacou.


Para a deputada Leandre, o evento é um passo inicial para que o Sudoeste se destaque na atenção ao idoso. “O envelhecimento da população é um fato e precisamos estar preparados para acolher e dar dignidade aos idosos. Com esse trabalho, a região se torna um exemplo de como fazer isso”, disse.

Presenças
Também participaram do evento na Amsop o diretor de Atenção ao Idoso e a assessora técnica do Ministério da Cidadania, Leonardo Milhomem e Marina Godoi, a responsável pelo tema de pessoas idosas na Opas/OMS, Karla Lisboa, o diretor do Departamento de Assistência Social da Sejuf, Fernando Castellano, a representante da Pastoral da Pessoa Idosa, Maria de Lourdes Menon, a representante do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Adriana de Oliveira, e o presidente da Agência de Desenvolvimento Regional, Gilmar Ribeiro de Mello, além de representes da UTFPR, órgãos de saúde, secretários municipais e prefeitos.

Municípios participantes

Bela Vista da Caroba, Bom Sucesso do Sul, Chopinzinho, Dois Vizinhos, Flor da Serra do Sul, Francisco Beltrão, Honório Serpa, Itapejara D’Oeste, Nova Esperança do Sudoeste, Palmas, Pato Branco, Realeza, Renascença, Santo Antonio do Sudoeste, Saudade do Iguaçu, Sulina, Céu Azul (Oeste) e Santa Tereza do Oeste (Oeste).

Fonte: JB
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997