Projetos

segunda, 14 de outubro de 2019

Informação Nutricional: Rotulagem de Alimentos” e “Instrumentos para a promoção da Segurança Alimentar e Nutricional no Território Sudoeste Paranaense

Profªs dra. Romilda de Souza Lima e Dra. Rose Mary Helena Quint Silochi

As universidades públicas representam um fator muito positivo para os municípios onde elas estão inseridas, não apenas pelo processo democrático de inserção de estudantes, técnicos e docentes por concurso público, como também por todo o incremento que gera no município, inclusive financeiro, considerando a movimentação realizada por seus membros. O campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Francisco Beltrão, é um exemplo típico. Seus cursos atendem a estudantes de toda região Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina, além de outras regiões e estados do País.
Baseada no tripé “ensino-pesquisa-extensão”, a maior parte do seu corpo docente possui dedicação exclusiva e suas 40 horas semanais se dividem em ensino, orientação a estudantes em iniciação científica, trabalho de conclusão de curso, mestrado e doutorado, reuniões de planejamento, além de coordenação de projetos de pesquisa e de extensão – com ou sem financiamentos.


Neste espaço, vamos destacar dois projetos nos quais atuamos e que são voltados ao interesse regional, ambos ligados ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Segurança Alimentar. O primeiro, o projeto de extensão “Informação Nutricional: Rotulagem de Alimentos”, existe desde 2002 (em 2001 o uso das informações nutricionais em rótulos dos alimentos e bebidas embaladas se tornou obrigatório no Brasil). Seu objetivo central é prestar serviço às agroindústrias, panificadoras e agricultores das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, e Oeste de Santa Catarina, por meio da elaboração de informações nutricionais para rotulagem de alimentos atendendo à legislação brasileira.


No que se refere à formação acadêmica e à extensão, o projeto cumpre papel importante de interligar teoria à prática e familiarizar estudantes de Nutrição com a ação extensionista na comunidade externa. Em todos esses anos, foram realizadas inúmeras rotulagens e atendemos a grande número de agroindústrias familiares das áreas rural e urbana. Foram realizadas neste período 1.100 informações nutricionais.


A atuação do projeto vai além, pois também realiza repasse de conhecimentos para a comunidade por meio de palestras para empresas e cooperativas da região Sudoeste; atividades de educação alimentar em escolas municipais; participação em diversas atividades de extensão, internas e externas, como eventos locais de alguns municípios para divulgação de alimentação saudável e orientações sobre a importância de compreender os rótulos dos alimentos.


O referido projeto vem, ao longo desses anos, alcançando seus objetivos, acolhendo a demanda constante da comunidade externa e é o mais antigo projeto de extensão da área de alimentação e nutrição da Unioeste. A disponibilidade de bolsas de extensão para estudantes de graduação é primordial para que o projeto continue a realizar sua importante contribuição para a agroindústria artesanal da região.
Professores não recebem bolsas, pois tais atividades fazem parte de sua ação em extensão e em pesquisa na Unioeste. O segundo projeto, conduzido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Segurança Alimentar e pelo Grupo de Estudos Territoriais, se refere ao “Cultura Alimentar, Sistemas Sustentáveis de Produção e Tecnologias Sociais: Instrumentos para a promoção da Segurança Alimentar e Nutricional no território Sudoeste Paranaense”.


É um projeto de extensão tecnológica e pesquisa aprovado em 2016, financiado pelo CNPQ, com período de ocorrência 2017-2019. Vem oferecendo, neste período, curso gratuito de qualificação para agricultores, estudantes e técnicos de ATER e de outras áreas, em diversos temas de interesse da agricultura familiar de pequeno porte e também de produtores agroecológicos e os da agroindústria artesanal. Seguimos acreditando na universidade pública, de qualidade, como promotora de conhecimento e colaboradora para o desenvolvimento regional.

Fonte: JB
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997