UTFPR

sexta, 18 de outubro de 2019

está organizando o 5º Congresso de Ciência e Tecnologia

Entre os dias 21 e 27 de outubro, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Dois Vizinhosvai promover o 5º Congresso de Ciência e Tecnologia (CCT). O evento é bianual, gratuito e visa agregar conhecimento técnico-científico aos acadêmicos, visitantes e a comunidade externa. O tema discutido será “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”.O evento é nacional,aprovado em edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e faz parte da programação oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Dentro das ações, destacam-se as palestras “Ciência e Tecnologia no Brasil: uma visão da atualidade” e “Aplicação de Tecnologias da Informação e Comunicação na Agricultura de Precisão” – esta última ministrada pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas-SP). No dia 22, ocorrerá o seminário “Produção e viabilidade de biomassa energética de eucalipto nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná”, do projeto Bioeste Florestas da Embrapa Florestas (Colombo-PR). As inscrições para esse seminário devem ser feitas mediante preenchimento de formulário do Google.

Outros eventos
Paralelamente, acontece também o 4º Simpósio da Agricultura Familiar, onde será oferecido um ciclo de palestras a produtores rurais das cidades de Verê e Itapejara D’Oeste no dia 23 de outubro, em parceria com o Programa de Educação Tutorial Agricultura Familiar (PET-AF) e Grupo de Pesquisa e Melhoramento Genético em Apicultura. O coletivo Feminista Bertha Lutz (com a oficina “Mulheres que inspiram”) e o grupo ‘Codeand Ladies’, formado por discentes e docentes do curso de Engenharia de Software, vão promover atividades em escolas motivando reflexões acerca do papel social e produtivo das mulheres na ciência, com intuito de estimulá-las a entrar, permanecer e ter sucesso nas carreiras científicas. A programação conta ainda, no dia 24 de outubro, com a oficina“Organotec: gerenciando os resíduos orgânicos de forma sustentável", no Sesi, de Dois Vizinhos.


Outro evento que será realizado, paralelamente, é a 2ª Mostra Científica da Pós-Graduação. Os trabalhos serão apresentados no dia 21 de outubro e a sessão de pôster e apresentações orais serão realizadas no dia 22 de outubro. Também serão oferecidas atividades a céu aberto como a oficina de construção e lançamento de mini foguetes (UTFPR de Francisco Beltrão) e a exposição de protótipos automobilísticos de alta eficiência energética, a Pato a Jato (UTFPR de Pato Branco).


Para fechar, acontece a ExpoUT, que abre as portas da universidade para a comunidade e traz cerca de 500 estudantes para a instituição, aproximando alunos do ensino médio aos cursos ofertados e da estrutura físic

Fonte: JB
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997