Matrículas para os cursos da U

segunda, 20 de julho de 2020

Matrículas para os cursos da UTFPR começam hoje

Prazo segue até o dia 21 de julho, e documentação deve ser enviada pelo site da universidade

Na última terça-feira (14), foi divulgado o resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, e os aprovados nos cursos de graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), câmpus Pato Branco, já podem realizar suas matrículas a partir desta quinta-feira (16).

Toda a documentação necessária deve ser enviada digitalizada por meio do site da universidade (portal.utfpr.edu.br/cursos/estudenautfpr/sisu). A relação de documentos está disponível no anexo III do edital de matrículas, também disponível no site da UTFPR. O prazo segue até o próximo dia 21/07.

De acordo com informações da universidade, também haverá a possibilidade de complementação de eventuais documentos faltantes entre os dias 24 e 26 de julho. Após o envio da documentação, o estudante permanece na condição de ´Matriculado – Etapa 1´.

Ainda será necessário realizar a apresentação da documentação original pessoalmente, junto ao Departamento de Registros Acadêmicos (Derac), pelo próprio candidato ou por seu representante, sem a necessidade de procuração. A Universidade ainda divulgará as datas para a realização desta etapa.

CHAMADAS
Os candidatos que não foram aprovados na primeira chamada podem se inscrever na lista de espera no site do Sisu (sisu.mec.gov.br). As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o próximo dia 21/07.

A relação dos inscritos na lista de espera será divulgada no dia 25/07, e a convocação para a segunda chamada acontece no dia 03/08. As matrículas deverão ser realizadas entre os dias quatro e sete de agosto, também online.

AULAS
As aulas dos cursos de graduação da UTFPR em Pato Brando serão retomadas no dia 03/08, porém, apenas para os alunos que já estavam estudando no primeiro semestre. De acordo com Nilvania Aparecida de Mello, diretora de graduação, a universidade promoverá atividades na modalidade ADNP (Atividade Didática Não Presencial), onde os alunos assistem a aulas on-line, no mesmo horário em que estavam matriculados, porém com carga horária menor, além de realizarem atividades e exercícios individuais. As atividades dos cursos de pós-graduação já foram retomadas, através da mesma modalidade.

A adesão às aulas à distância não é obrigatória, explica Nilvania. Os estudantes também têm a opção de retomar os estudos quando houver o retorno das aulas presenciais. “Se o aluno preferir esperar a volta do presencial, está facultado a ele. Quando voltarem às aulas presenciais ele vai retomar o curso exatamente do ponto onde parou”, reforça a diretora.

Os calouros que irão realizar suas matrículas a partir desta quinta-feira (16) deverão iniciar os estudos quando houver o encerramento do primeiro semestre, o que deve acontecer em alguns meses. Nilvania explica que a medida foi tomada para que não haja turmas duplicadas, tendo em vista que os estudantes que ingressaram na universidade no início do ano ainda não concluíram o primeiro período.

A diretora ressalta que apesar disso, os ingressantes neste segundo semestre que realizarem a matrícula terão suas vagas garantidas.

As atividades letivas presenciais estão suspensas na UTFPR desde abril, por conta das medidas de prevenção ao avanço da pandemia de covid-19.

Fonte: Diário Sudoeste
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997