SELO SUSAF - PR

terça, 08 de setembro de 2020

Duas agroindústrias Beltroneses e as primeiras a receber o selo do Susaf-Paraná Com a certificação,

O Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf-PR), programa da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) e Agência de Desenvolvimento Agropecuário do PR (Adapar) começou pelo município de Francisco Beltrão.


As agroindústrias Coratho Alimentos, de embutidos de carne suína, e Vidalat, de queijos, foram as primeiras a receber a certificação no Estado. Com o selo impresso nas embalagens, as agroindústrias inspecionadas e indicadas pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) poderão vender seus produtos em outros municípios do Estado.


O Susaf- (PR) foi criado por lei em 2013, mas regulamentado somente neste ano. O programa é destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte – até 250 metros². A exigência é que o empreendimento esteja registrado no SIM. Até agora, para romper as divisas municipais havia necessidade de registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIP/POA) ou Sisbi-Suasa.

Os produtos da Queijaria Vidalat.

Ampliar os horizontes
“É dever do Estado possibilitar que pequenas indústrias ampliem os horizontes comerciais e que os produtos da agricultura familiar cheguem ao consumidor onde quer que esteja”, afirmou o secretário estadual de Agricultura, Norberto Ortigara. “O selo será um indício de que o produto é fabricado respeitando os requisitos de boas práticas impostos por uma legislação moderna.”


De acordo com a gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Adapar, Mariza Koloda Henning, o Susaf-PR compreende um conjunto de ações de inspeção sanitária e de fiscalização dos produtos oriundos da agroindústria familiar e de pequeno porte e da produção artesanal. O serviço de inspeção poderá ser feito pelo município ou por um consórcio de municípios. O sistema é gerido por um conselho gestor e por uma câmara técnica.
Os produtores de derivados de carne, leite, pescado, ovos e mel interessados em aderir ao Susaf/PR devem procurar as prefeituras para se informar sobre o selo. Para solicitar o registro, a agroindústria precisa atender a oito planilhas sobre controle de qualidade, de roedores, das matérias-primas, entre outros, visando garantir a segurança alimentar dos consumidores.


O município ou consórcios, por sua vez, precisam ter o SIM estruturado e atuante, com médico veterinário responsável e um site oficial onde consta a relação dos estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção.


O pedido de cadastro deve ser protocolado na Adapar pelo município, por meio do SIM. A indicação dos estabelecimentos que poderão se enquadrar no novo sistema também é feita pelo município.
A chefe do Núcleo Regional da Seab em Beltrão, Denise Adamchuk, afirma que o SIM vai dizer se a agroindústria que está pleiteando o selo tem condições de aderir ao Susaf. Denise salienta que anteriormente, “o maior entrave [para a concessão dos registros] era a estrutura física, que foi resolvido como Susaf”.

A repercussão
Tão logo recebeu a certificação do Susaf, a Coratho Alimentos já recebeu muita procura de pessoas interessadas em distribuir os produtos. No entanto, a Coratho ainda não começou a vender seus produtos para fora de Beltrão porque precisa a aprovação da nova rotulagem dos seus produtos.

Outros municípios devem aderir ao Susaf

JdeB – O município de Francisco Beltrão foi o primeiro a receber a certificação do Susaf, por meio do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), que faz as vistorias e acompanhamentos nos empreendimentos que buscam o selo estadual. A análise, no entanto, é feita pelos técnicos da Adapar.
A expectativa da chefe do Núcleo Regional da Seab, Denise Adamchuk, é que mais municípios venham a aderir ao Susaf com as suas pequenas agroindústrias. “A todos os 20 municípios [da área de abrangência do Núcleo da Seab] foram levadas as informações sobre o Susaf, eles estão organizando os seus SIM.”
Para a certificação do município, é preciso que a Prefeitura tenha nos quadros do SIM um médico veterinário. O município de Salgado Filho, conhecido como a Terra do Vinho e do Queijo, pode ser o segundo a aderir ao Susaf.
O município de Francisco Beltrão passa a contar com mais duas agroindústrias que poderão comercializar seus produtos em todo o Estado, com o selo do Susaf. Dia 14 de agosto a Coratho Alimentos, da família Thomé, de Nova Concórdia, foi a primeira agroindústria do Paraná a receber o selo Susaf. A indústria de produtos derivados de carne suína produz uma série de produtos e emprega dez funcionários.
A segunda agroindústria a receber o selo no Estado foi a queijaria Vidalat, da Linha Água Vermelha, do casal Roseli e Marildo Capra. A solenidade de entrega aconteceu quarta-feira, dia 2.

Quase 200
Nos 20 municípios da área da Seab e Instituto de Desenvolvimento Rural, núcleos de Beltrão, existem cerca de 194 pequenas agroindústrias, entre informais e formais.


Fonte: jb
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997