Maioria dos industriais estão

sexta, 18 de dezembro de 2020

Maioria dos industriais estão otimistas para 2021

Mesmo diante das dificuldades enfrentadas por diversos segmentos ao longo deste ano pandêmico, 68% dos empresários ouvidos pela 25ª Sondagem Industrial acreditam que 2021 será um ano de retomada para o setor. A amostra coletada entre os dias 15 de outubro 26 de novembro representa mais de 50 mil estabelecimentos industriais de 37 segmentos, que geram 792 mil empregos no Estado.

O estudo foi feito pela Federação das Indústrias do Paraná com empresas de diferentes portes e regiões.


Os empresários justificam o otimismo com uma expectativa de aumento das vendas de seus produtos, sinalizado por 71% deles. Já 40% apostam em abertura de novos mercados, 34% devem fazer novos investimentos, 33% devem incorporar novos modelos de negócios e 31% acreditam num controle da pandemia do coronavírus no País.



O resultado da Sondagem ficou abaixo do registrado no ano passado, quando 79% dos empresários estavam animados com 2020. E 27% se manifestaram neutros e os pessimistas são apenas 4,5%. Os principais fatores que justificam esse comportamento são o aumento dos custos das matérias-primas, a redução nas vendas e a restrição de novos investimentos.


Para o presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, o nível de otimismo menor este ano se justifica em decorrência do momento de grandes incertezas pela qual as economias brasileira e mundial estão passando. “O dado sinaliza uma preocupação, mas também que o empresário acredita que a economia e, principalmente sua atividade, estão em uma trajetória de recuperação”, comenta.


Fonte: JB
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997