UTFPR oferece pós-graduação à

segunda, 25 de janeiro de 2021

UTFPR oferece pós-graduação à distância em restauração florestal para formados em qualquer área

A restauração florestal promove a reconstrução gradual das florestas e outros ecossistemas naturais e urbanos, através da recomposição de sua estrutura arbórea, biodiversidade e funções ecológicas.

Com o plantio de árvores e outras formas de vida, o restauro de áreas degradadas possibilita o desenvolvimento sustentável com serviços ambientais de grande importância para a economia, além da melhoria da saúde e qualidade de vida das pessoas no Planeta Terra.


Para se ter uma ideia de tal importância, em 2020, mais de 11 mil cientistas de 153 países declararam o “Estado de Emergência Climática Global”. Eles estimaram que somente a restauração florestal pode contribuir com até 1/3 do sequestro de carbono necessário para minimizar o aquecimento global até 2030.

[relaciondas]

Para lidar com esse estado de emergência, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que em 2021 inicia a “Década de Restauração de Ecossistemas”, do Planeta. Somente no Brasil, a previsão é de restaurar 12 milhões de hectares, até 2030, diz o professor Fernando Bechara, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).


E para formar recursos humanos para esse novo mundo e mercado de trabalho superaquecidos, até 14 de fevereiro estão abertas as inscrições para 50 vagas do curso de pós-graduação em Restauração Florestal, totalmente à distância (100% on-line), da UTFPR. Podem se matricular pessoas com nível superior em qualquer área. O curso inicia em 14 de março e o aluno se forma em 12 meses.

As aulas são assíncronas, ou seja, o aluno escolhe o dia e horário da aula, fazendo o curso no seu ritmo.

[banner=100048]
As disciplinas estão separadas em dois módulos: o primeiro dá bases sobre ecologia florestal, botânica, solos e geoprocessamento; o segundo traz conteúdo específico sobre educação ambiental, legislação, silvicultura, tecnologias de restauração e empreendedorismo.

Em cada disciplina, o aluno trabalhará um aspecto de seu próprio “Projeto de Restauração de Áreas Degradadas” que, ao final do curso, já estará praticamente pronto e será apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).


Dúvidas podem ser sanadas no WhatsApp (46) 9972-9010 ou pelo e-mail restauracaoflorestal@gmail.com.

 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997