Professor Hernan Vielmo

segunda, 05 de julho de 2021

Professor Hernan Vielmo - Novo Diretor do Campus Francisco Beltrão

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) elegeu neste mês os diretores-gerais de 12 campus: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa e Santa Helena. Conforme regulamento do Conselho Universitário (Couni), o processo de escolha foi precedido de uma consulta informal, organizada pelas entidades representativas de professores, técnicos-administrativos e estudantes.

Nesta etapa, o professor Hernan Vielmo obteve mais de 80% de aprovação para a direção do campus de Beltrão. A partir disso, o Colégio Eleitoral, formado pelos conselheiros universitários, fez a escolha dos dirigentes locais, numa votação secreta, confirmando sua escolha. A sessão do Couni para escolha dos gestores aconteceu dia 20 de maio.

Em entrevista ao JdeB, Hernan comenta que seus planos se resumem ao slogan de sua campanha: “Uma Universidade para a Comunidade”. “Em outras palavras, aproximar comunidade e universidade, objetivando com isso entender os principais problemas desta comunidade e de que forma a UTFPR-FB pode auxiliar na sua resolução. Assim, fortalecendo a nossa imagem junto a esta comunidade e tendo como visão, ao final do mandato, o reconhecimento pela nossa importância na atuação em prol de um desenvolvimento regional sustentável.”

Seus projetos incluem a aproximação com a comunidade local e regional, para atingir os objetivos traçados no plano de gestão, e a interação com as instituições públicas e privadas, locais e regionais, empresas e parceiros tecnológicos. Além de fortalecer o Programa de Empreendedorismo (Proem), que busca fomentar, identificar e auxiliar no desenvolvimento de novas ideias e possíveis negócios, envolvendo os servidores e acadêmicos com espírito empreendedor, voltados para auxiliar na resolução de eventuais problemas identificados junto à sociedade; ampliar a participação da UTFPR no ecossistema regional de inovação; e disponibilizar a estrutura e o espaço físico da UTFPR-FB para a comunidade, por meio da implantação de uma ciclovia interna e da criação de um parque para lazer e caminhadas.


Mais sobre Hernan
Natural de Santiago (RS), Hernan é filho de Hermes Antonio Vielmo e Enadir Obregon Vielmo; casado com Silvana Amaral Kolinski Vielmo e pai de Natasha e Manuella. É graduado em Agronomia (1990) e Zootecnia (1992) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); mestre em Produção Animal (UFSM - 1996) e doutor em Produção Vegetal (UFPR - 2008). Ingressou como servidor público federal, no cargo de professor, em 1998, na Escola Agrotécnica Federal de Dois Vizinhos, incorporada ao CEFET/PR, atualmente UTFPR-DV.


É possível aproximar a universidade da sociedade?
“Ao meu ver, não só é possível como é uma das condições fundamentais para o fortalecimento da instituição junto a esta comunidade. Além de ser um dos princípios que regem a Universidade Tecnológica, que é estar próxima dos problemas reais da sociedade, contribuindo para o seu desenvolvimento socioeconômico local e regional. No entanto, o que realmente aproxima as instituições são as pessoas e, portanto, esta aproximação depende única e exclusivamente de nós, seus integrantes. Por isso, a minha convicção de que esta aproximação é possível e relevante”, responde.

Mais sobre:beltrãocampus de beltrão

 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997