Comitiva de autoridades conhec

terça, 03 de agosto de 2021

Comitiva de autoridades conhece empreendimentos de turismo rural Grupo de 30 pessoas visitou o Recanto do Dario, Cantina Graciani, Cachoeira Por do So

O turismo rural e de eventos em Francisco Beltrão tem grande potencial, mas precisa ser melhor explorado. Desde 2007 o roteiro de turismo Caminhos do Marrecas promove os empreendimentos dos segmentos de eventos e turismo rural do município. Sábado, 31 de julho, uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Francisco Beltrão, Circuito Vales do Iguaçu, Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR), Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) e Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb), por meio do Núcleo Setorial das Agências de Viagens, promoveu uma visitação a quatro locais de turismo rural e eventos.

Pelo menos 30 pessoas participaram do tour por quatro empreendimentos: Recanto do Dário, na Linha São João; Cantina e Museu Graciani, no Km 4-Novo Mundo; Cachoeira Por do Sol, na Vila Rio Tuna; e no Rancho Medeiros, no Divisor. Entre os participantes, o presidente da Acefb, Tarsízio Carlos Bonetti; diretor da Marel Indústria de Móveis e da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edgar Behne; Denise Adamchuck, chefe do Núcleo Regional da Seab; Carlos Alberto Wust da Silva, gerente regional do IDR-PR; Janaína Melati, diretora do Departamento Municipal de Turismo; e os secretários municipais Liliana Paula de Andrade (Desenvolvimento Econômico) e Adriano David (Meio Ambiente); e Sueli Baldo de Araújo, extensionista do IDR-PR, que dá assistência aos empreendedores de turismo rural de Beltrão.

O sábado foi frio e de tempo parcialmente nublado a nublado. Apesar das condições do tempo, as pessoas passaram um dia diferente, em meio à natureza e conhecendo alguns dos atrativos que o turismo do interior oferece aos beltronenses e visitantes do município, região e de outras regiões e estados.

A visitação começou pelo Recanto do Dário, com a recepção pelos proprietários, caminhada pelo recanto banhado pelo Rio 14 e término com almoço caseiro preparado pela equipe da Isaura. À tarde, a comitiva conheceu a Cantina Graciani e museu de equipamentos usados antigamente nas propriedades rurais e aparelhos de TV, rádio e som antigos. Na sequência, o grupo esteve na Cachoeira Vale do Sol, na Vila Rio Tuna, que tem espaços para eventos e acolhimentos de grupos de família e empresas para encontros. O empreendimento fica às margens de um rio e cachoeira, possui decks, quartos e está rodeado de mata. A última parada da tarde foi no Rancho Medeiros, no Divisor, distante seis quilômetros da PR-180, com entrada pouco antes da chegada na Vila Rio Tuna.

O empreendimento é administrado por Diego e Artur Medeiros. O espaço conta com hotel para cavalos e também possui cavalos para cavalgadas orientadas. No fim da tarde as pessoas podem assistir ao pôr do sol no pico do morro que fica a 850 metros acima da propriedade. O local vem recebendo investimentos e já tem muitas visitas agendadas, para os fins de semana, até outubro.


Belas recepções
Nas propriedades visitadas, à tarde, os empreendedores receberam a comitiva com lanches e bebidas. No geral, os visitantes gostaram dos quatro locais visitados e passaram momentos agradáveis. A diretora do Setor de Turismo da Prefeitura, Janaína Melati, disse que em breve serão colocadas placas indicativas, pela administração municipal, para informar as pessoas sobre a localização dos empreendimentos de turismo tanto privados quanto públicos na cidade e interior. Tarsízio Carlos Bonetti, presidente da Acefb, destacou que foi um dia maravilhoso “onde pudemos conhecer um pouco dos empreendimentos turísticos e onde já está havendo a visitação. Estimular este tipo de economia, que é limpa e que as pessoas estão procurando cada vez mais o campo para buscar as suas origens”.

A intenção foi avaliar os investimentos feitos e oferecer ideias para alavancar ainda mais as visitações e melhorar as estruturas existentes. Há uma ideia de se elaborar pacotes turísticos para serem oferecidos e vendidos pelas agências de viagens e hotéis, além de uma maior divulgação entre as pessoas que visitam a cidade.

Comitiva de autoridades conhece empreendimentos de turismo rural em Francisco Beltrão

Fonte: jb
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997