Expedição Filhas do Paraná

terça, 26 de outubro de 2021

Entre domingo (24) e terça-feira (26), seis municípios do sudoeste do Paraná [Pranchita, Barracão, Salgado Filho, Mariópolis, Clevelândia e Palmas] recebem um grupo de motociclistas, que participam da Expedição Filhas do Paraná.

A iniciativa, que começou no dia 14 deste mês e deve finalizar no próximo sábado (30), está percorrendo mais de 2,5 mil quilômetros, em pontos turísticos de, aproximadamente, 40 municípios do estado — que fazem divisa com São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Argentina e Paraguai —, entregando mudas de ipês e manacás.

Além de fomentar a sustentabilidade e o turismo [fazendo o mapeamento da hotelaria e gastronomia, para que o Governo do Estado desenvolva uma rota turística], a Confraria Filhas do Vento e da Liberdade, composta por nove mulheres, busca promover a conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama, dentro da campanha Outubro Rosa.

Para isso, elas contam com o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Paraná Turismo, Instituto Água e Terra (IAT), Paraná Esporte, da E-Paraná Comunicação, da Federação Paranaense de Motociclismo (FPRM); bem como das prefeituras dos municípios, pelos quais estão passando.

De acordo com o grupo, em suas redes sociais, a ideia também com esse projeto é levar na garupa e no carro de apoio muito mais que mochilas, mas histórias de superação e conquistas, além do brilho nos olhos por fazer acontecer com coragem e determinação.

“Queremos levar uma mensagem de apoio e esperança, mostrando que as mulheres podem sim conquistar seus sonhos. Por isso, em um ato de coragem, organizamos essa viagem, sendo o primeiro grupo composto só por mulheres a contornar todo o estado do Paraná em duas rodas. Lugar de mulher é aonde ela quiser estar”, diz a presidente da Confraria e uma das idealizadoras do projeto, Telma Crummenauer.

Mariópolis

Em Mariópolis, por exemplo, a Expedição Filhas do Paraná chegou por volta das 15h de segunda-feira (25), e foi recepcionada pelos departamentos de Indústria, Comércio e Turismo; de Esporte; de Saúde; e de Agricultura e Meio Ambiente.

Conforme a diretora de Indústria, Comércio e Turismo, Juliana Wegerman, o primeiro ponto em que grupo parou foi na Vinícola São Francisco de Sales. “Elas foram recepcionadas na vinícola, tendo em vista que é um forte ponto turístico e cartão de visitas do nosso município; sendo que aproveitamos a oportunidade para divulgar a Feira da Uva de 2022”, conta.

Depois disso, a expedição passou por outros pontos, como a Igreja Matriz, “para apresentar o local onde ocorre a festa do padroeiro São Francisco de Sales e é servido o prato típico do município: ovelha enfarinhada [evento este que está previsto para janeiro do próximo ano”, completa.

Ainda, o grupo passou pelo Calçadão, em que são realizadas as festividades ligadas ao Natal, seguindo o roteiro no Parque de Eventos Arnaldo Weiss, junto ao lago municipal, para efetuar o plantio de 25 ipês rosa [cinco deles oriundos do grupo e 20 do Município].

Na ocasião, também, houve conversa sobre o Outubro Rosa, saúde e meio ambiente; enquanto que a despedida ocorreu na Fonte da Paz, recentemente inaugurada no município, que oferece água potável.

Fonte: Diario Sudoeste
 

PARCEIROS E APOIADORES

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SUDOESTE DO PARANÁ
Rua Romeu Lauro Werlang, nº 81, 1º Andar, Sala 02, Centro, 85601-020 - Francisco Beltrão - Paraná
Telefone/Whatsapp: (46) 99985-7997